Jovens Dialogando com Jovens sobre HIV/AIDS

JOVENS DO CURUMIM APRESENTAM ESQUETE TEATRAL SOBRE HIV/AIDS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE


Jovens dialogando com Jovens. Este é um dos objetivos do projeto AVANÇAR desenvolvido pelo Programa Cunhatã/Grupo Curumim. Através do teatro, adolescentes e jovens recebem informações sobre o alto índice de infecção pelo Vírus HIV/AIDS, além de sensibilizá-los/las para a importância da prevenção das DST’S, para uma vida sexual e reprodutiva saudável, através da reflexão de suas práticas sexuais e/ou da futura vivencia da sexualidade.


O Esquete desenvolvido por meninas do Núcleo de Jovens do Programa Cunhatã foi apresentado em 10 escolas da Rede de Ensino Estadual e Municipal, nas cidades do Recife, Paulista, Olinda e Igarassú, participaram diretamente da ação 911 jovens do Grande Recife.

O diálogo, após as apresentações do esquete, permitiu abrir a discussão sobre vulnerabilidade, em especial das mulheres jovens e negras. Teve como foco os direitos sexuais e reprodutivos com ênfase na feminização da AIDS. Outros temas foram trazidos para o diálogo como: o fenômeno da violência contra as mulheres e a criminalização das mulheres que realizam o aborto.

Para avaliar o impacto da atividade a partir do olhar das e dos jovens que participaram da apresentação e do diálogo, aplicou-se um questionário com 07 perguntas abertas, uma delas pergunta:


Ø Você acha importante este tipo de ação nas escolas? Por quê?



Abaixo segue alguns comentários;


Sim, para avisar a humanidade do que esta rolando, porque tem muita gente desinformada, sabem mais da H1N1 do que da AIDS. (Marcilio Carlos, 13 anos) Escola João Barbalho.


Acho sim, porque tem muita gente que não sabe como pega esta doença e nem como tratar. (Bruna N, 16 anos) Escola João Barbalho.


Sim, porque os professores têm vergonha de debater o assunto de sexo com os alunos. (Ana Rosa Simões, 12 anos) Escola Barão de Vera Cruz.


Sim, porque alerta as pessoas que querem ter sua primeira vez segura e livre, para se proteger de qualquer vírus. (Claudia Brandão, 16 anos) Escola Eraldo Gueiros Leite


Acho importante, porque nem todo mundo estava ciente que não usar caminha causava tantos problemas. (Maria Luiza Pereira da Silva, 15 anos) Escola Escritor José de Alencar.


Sim, porque tem gente que não tem nenhuma informação dos pais. (Ricardo Santos, 15 anos) Escola Arraial Novo do Bom Jesus.


“A metodologia utilizada pelo Curumim/Cunhatã, tem favorecido momentos de reflexão e escuta, saindo do modelo da sala de aula e ou palestras, somos nós jovens conversando com outros jovens, assim torna-se mais fácil de compreender e refletir”, afirma Leandro Leal (Léo) - Educador Jovem do Grupo Curumim e integrante do Núcleo de Jovens do Programa Cunhatã.

Equipe

Atrizes:

Alzirene Barros (Gabi)

Ilca Marcia

Keyla de Araújo

Marcelle Vitorino

Mariane Araújo

Patricia Lima

Apoio: Leandro Leal

Coordenação: Sueli Valongueiro

As apresentações contam com o apoio do International Women’s Health Coalition - IWHC

Texto: Leandro Leal – Educador Jovem do Grupo Curumim
Veja as fotos no álbum Esquete Teatral Sobre HIV/AIDS nas escolas do Recife, localizado no menu a direito (Fotos)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments