Intercâmbio sobre Metodologias de Trabalho com e para Jovens

Nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 2008, foi realizado o Intercâmbio sobre Metodologias de Trabalho com e para Jovens, na sede do Grupo Curumim com a participação de 10 Jovens integrantes das ONG’s: Lundu (Peru) , Ação Educativa, ECOS e Reprolatina (São Paulo), Rede de Mulheres da Paraíba, Coturno de Vênus (Brasília ), Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Sertão Central (Pernambuco) e uma educadora que pretende trabalhar com jovens na praia do Coqueiro (Piauí). O encontro foi realizado pelo Grupo Curumim /Programa Cunhatã e contou com o apoio da International Women’s Health Coalition - IWHC e parceria do Grupo de Teatro Feminista Loucas de Pedra Lilás.

Este intercâmbio foi muito importante porque possibilitou conhecer as metodologias utilizadas por outras organizações que trabalham com jovens, apresentar nossa metodologia e marco teórico para o trabalho com jovens, além de viabilizar um espaço de discussão entre articulações e movimentos da juventude em Pernambuco. O encontro estimulou a reflexão das jovens que puderam vivenciar técnicas de trabalho com juventude no processo de reflexão-ação. Muitos foram os momentos de expressão de sentimentos e de impressões sobre o trabalho com e para a juventude, das relações institucionais e das relações de poder dentro das organizações. As discussões também foram pautadas em questões como empoderamento x apoderamento da juventude, respeitando o dialogo horizontal e participativo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Para o Núcleo de Jovens do Programa Cunhatã...

Para o Núcleo de Jovens do Programa Cunhatã...

O Intercâmbio foi um momento impar de convívio com uma enorme diversidade de pensamentos, troca de experiências, de saberes e de muita felicidade por escutar o quanto é importante repassar o trabalho que realizamos no Curumim. Muito orgulho ver as pessoas de outras organizações nos elogiando, incentivando a continuarmos com esta socialização de tudo que aprendemos no Programa Cunhatã.

A avaliação final, dos três dias de vivencias, nos mostra que a abordagem pedagógica adotada nos processo de trabalho com juventude mexe profundamente com os sentimentos e estimula as reflexões para ação, resultando em um aprendizado individual e coletivo, e a resposta deste processo pode ser observado através da participação dos/as jovens nos espaços de construção e tomada de decisões políticas da juventude, com reflexões mais aprofunda e criticas nas relações de poder e nas decisões “mais simples” de suas vidas.

As vivencias quando repassada com muito amor, ética e respeito às diferenças, trazem resultados que marcarão para toda a vida.

“É muito gratificante, sentir que estamos contribuindo para um mundo melhor.”

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments